Feedback: 5 lições imperdíveis para a evolução profissional
Muitos gestores ainda erram quando o assunto é dar feedback. Quer ver alguns exemplos práticos? Julgamentos equivocados, preconceitos e comparações desnecessárias com os colegas.
Chamar um funcionário para uma conversa reservada e falar sobre sua performance pode ser considerado um desafio para muitos líderes. Dar feedbacks, especialmente os pesados, que trazem críticas, não é uma tarefa fácil. Na verdade, é uma habilidade que deve ser trabalhada e desenvolvida.
Entenda em 5 passos como dar feedbacks certeiros que ajudam o funcionário evoluir
Lição 1
Passe segurança ao funcionário. Mais importante que temer, o funcionário precisa ter confiança na palavra do gestor, para assim transformar o feedback em algo produtivo.
Lição 2
Reconheça quando os funcionários acertam e indique como o seu desempenho está agregando e melhorando a produtividade. Afinal, isso tende a contribuir para promover o desenvolvimento profissional de todos!
Lição 3
Entenda a diferença entre ser crítico e opressivo. O líder que sabe dar um feedback negativo é direto em apontar os erros, mas busca entender a perspectiva do funcionário em relação à situação e não apenas escancarar um erro como se fosse uma incompetência do colaborador.
Lição 4
Não se limite a indicar erros ou acertos. Faça uma avaliação completa e ajude seu funcionário a entender o porquê de determinado erro, ou até mesmo acerto. Ajude-o a encontrar soluções para corrigir possíveis falhas e métodos para continuar desenvolvendo um bom trabalho e evoluir, sem que corra o risco de se satisfazer com o elogio atual.
Lição 5
Por fim, fale sobre as perspectivas do funcionário em relação ao seu futuro na empresa para que ele entenda que uma crítica não significa o fim do caminho ou, em caso de elogios, que esse deve ser apenas o começo para uma jornada de sucesso.
O feedback, quando dado – e aceito – de forma correta, reforça a confiança entre funcionários e gestores, criando uma força de trabalho competitiva e estimulando o cumprimento de metas!