Preparando sucessores
O assunto é transição de comando nas empresas familiares e eu gostaria de abordar neste breve artigo mais um grande desafio a ser superado, para que a longevidade destas empresas seja uma realidade.
Estou falando da PREPARAÇÃO DOS SUCESSORES para assumirem suas responsabilidades na gestão dos negócios da família.
Como eu sempre digo, não basta ter o sobrenome é preciso “ralar” e, para isto, é imprescindível estar preparado com o conhecimento, habilidade e atitude requerida para a gestão dos negócios.
É importante que o processo de transição seja planejado. Além disso, as competências críticas para o negócio devem ser discutidas, evidenciadas e desenvolvidas para aqueles membros da família que tem a vocação para a continuidade da empresa.
Também é necessário negociar bem a identificação daqueles que farão parte da gestão, pois geralmente não é possível a participação de todos. E para aqueles que não estarão diretamente na gestão, é recomendável sua participação no Conselho de Família, pois eles continuam fazendo parte da família empresária.
Na verdade, este é um processo de MATURIDADE que a família deve buscar, praticando sempre o diálogo, isenção, transparência, e comprometimento com o legado dos fundadores.
Até o próximo texto.
Rui Rocha.